Sexta-feira, 24 de Junho de 2011

O Ensaio sobre a Cegueira

 

    Creio que este filme, O Ensaio sobre a Cegueira, explica muito bem o comportamento do Ser Humano quando é confrontado com situações extremas, como a que é referida no livro e no filme: a Cegueira. Este filme revela os extremos a que uma pessoa pode chegar quando ocorre algo fora do comum, algo que altere o seu quotidiano. O filme mostra que as pessoas tentam tudo para conseguir satisfazer as suas necessidades, para conseguir sobreviver, mesmo que isso prejudique os outros. Quando Ser Humano perde algumas das suas faculdades, neste caso a visão, o mundo quase acaba, reina o caos na sociedade e na pessoa em si.

    A maioria das pessoas, numa situação vulgar, são incapazes de roubar e matar aqueles que as rodeiam mas quando elas se deparam com uma realidade diferente, uma realidade extrema que as impossibilita de agir normalmente, são capazes de roubar, matar, agredir e violar os seus semelhantes.

    Este filme é corroborado pela teoria de Maslow - Hierarquia das Necessidades; esta hierarquia está dividida em cinco estratos: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de afiliação, necessidades de estima e necessidades de auto-realização; e esta classificação revela que o ser humano só passa para o estrato acima quando o estrato anterior está satisfeito. Assim sendo, o ser humano só tenta assegurar a sua segurança quando as suas necessidades fisiológicas: a fome, a sede, o sono, … estão asseguradas. Este facto está presente no filme, as pessoas tentam satisfazer as suas necessidades fisiológicas, sem se preocuparem com a sua segurança nem com a sua honra.

    Eu achei este filme óptimo porque explica como o Ser Humano reage quando sai da sua “zona de conforto”, pois sendo por norma seguidor das regras estabelecidas, em situações difíceis, ele é dominado pelo seu instinto animal.

 

Cristiana Maria dos Santos Oliveira Nº6 12ºC



publicado por Contador às 18:15
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
25

26
27
28
29
30


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO